Sua dieta personalizada com diversas combinações. Instale o seu app agora.

Barra de cereal caseira com banana

14 mai 2013

A vida corrida da maioria de nós grita por uma alimentação prática. Quantos de nós trabalhamos o dia todo e ao chegar em casa ainda preparamos jantar, arrumamos as lancheiras do dia seguinte, planejamos o almoço… O mercado traz inúmeras possibilidades de alimentos pra correria e com a “desculpa” do cansaço, muitas vezes nos rendemos. Pior que isso, muitas vezes arriscamos colocar uma coisinha ou outra na lancheira dos nossos filhos que não é lá o mais natureba, mas que parece tão inofensiiiivooo. As barras de cereal entram nesta categoria (arrepio só de pensar).  Normalmente as barras são cheias de açúcar e ingredientes misteriosos que não deveriam de forma alguma fazer parte da nossa alimentação. Pior que isso, a taxa de contaminação das barrinhas é altíssima – asas de insetos e besourinhos inteiros estão na lista das coisas que eu já encontrei nas ditas cujas.

Mas nem tudo está perdido, você ainda pode comer as práticas barrinhas, se tirar um minutinho do seu tempo para fazê-las. Eu sei que parece contraditório, já que eu abri este texto dizendo que nós não temos tempo pra nada, mas não se avexe não, que a receita que eu vou te ensinar agora é não somente ultra saudável, mas também rápida e prática, e você pode fazer no fim de semana e já enrolar no papel alumínio e deixar separadinho pra semana toda! E o melhor de tudo???? Você vai usar zero de açúcar branco, muita fibra e pra completar o pacote, as bananas das quais falamos ontem!

Comece com os seguintes ingredientes: aveia integral, sua castanha de preferência (eu estou usando amêndoas fatiadas), frutas secas (eu usei uva passa e banana passa), coco ralado, mel, uma pitadinha de sal, bananas bem maduras, applesauce (maçã cozidinha e batida). Aí opcionalmente você pode usar melaço de cana (pelo sabor maaraaavilhoso) e cereal integral de arroz (pelo croc croc).

IMG_4208

 

Antes de mais nada, você vai colocar a aveia e as castanhas numa assadeira e levar ao forno baixo para dourar (mais ou menos uns 10 minutinhos). Depois você vai amassar a banana e misturar com a maçã.

IMG_4209

 

Acrescente neste momento mel, canela e uma pitadinha de sal. Detalhe: é pouco mel, apenas para adoçar um tiquinho (eu usei mais ou menos 1/2 colher de sopa).

IMG_4210

 

Se quiser acrescentar o melaço, esta também é a hora.

IMG_4211

 

Em uma vasilha separada, misture os ingredientes secos: aveia, coco, frutas secas, castanhas.

IMG_4212

Depois basta misturar os secos e os molhados.

IMG_4213

E por último acrescentar o croc croc.

IMG_4214

 

A última etapa e espalhar numa assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio, untados com óleo de coco.

IMG_4215

 

Leve ao forno baixo (180 graus) por cerca de 25 minutos (até que esteja douradinho).

IMG_4217

 

Espere esfriar e corte suas barrinhas! Certeza que você nunca mais vai comprar a industrializada!!

Você pode também usar a criatividade e acrescentar chia, linhaça, cobrir com chocolate amargo, adicionar outras frutas secas, fazer um mix de castanhas… Crie sua própria barra de cereal partindo desta base! Se quiser tirar completamente o açúcar (se você é diabético, ou se quer evitar as caloriazinhas extras), basta não colocar mel e melaço e fazer a receita da mesma forma! O resultado é uma barra macia, com uma certa crocância, doce na medida certa e suuuuper saudável!

Saúde,

R.

 

 

Deixe o seu comentário

*

5 Comentário(s)

  1. avatar Amanda

    14 de maio de 2013 at 14:28

    Ebahh, super obrigada pela receita Rafa, acho q vou fazer hoje a noite mesmo quando chegar em casa, viajo quinta e so volto na terca, dai sei q ja tenho uns lanchinhos (salva-vidas) na mala e tbm pra comer no voo, dai nao preciso comer as porcarias q oferecem no aviao.

  2. avatar Nadia

    16 de maio de 2013 at 12:09

    HUmmm!!! Fiz essa receitinha ontem e ficou TOP!!!!
    Vou fazer igual a Amanda, tou indo pro Brasil sabado, entao vou levar as barrinhas no aviao pra nao comer besteira!! Vou fazer a pipoca com agua no microondas e por num zip loc e levar ttb!!!
    Pelo menos vou tentar ser light na viagem, pq assim q colocar os pezinhos em territoria brasileiro, da-lhe pao de queijo, cervejinha, churrasco, pastelzinho, coxinha, catupiry, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • avatar Rafaela Andrade Ramos

      16 de maio de 2013 at 23:06

      Ahahahah Isso mesmo!! Estou com uma pontinha de inveja da sua viagem!!
      Saúde (que você vai precisar na farra brasileira),
      R.

  3. avatar Nadia

    16 de maio de 2013 at 12:11

    Ahhh e tenho uma perguntinha, vcs colocaram as barrinhas na geladeira?
    Fiquei na duvida, e pus! Embrulhei no papel aluminio…
    Mas tem q por ou nao? E vc sabe qtos dias dura?

    • avatar Rafaela Andrade Ramos

      16 de maio de 2013 at 23:07

      Não precisa por na geladeira não. As aqui de casa estão durando há 5 dias ehehehe. Depois eu conto o desfecho, mas pelo menos 5 dias eu garanto! Ah sim, e eu enrolei em papel alumínio e coloquei dentro de um pote de vidro com tampa!
      Beijo
      R.